4 cuidados essenciais com o uso do ar-condicionado - Clínica do Pulmão - Pneumologia e Cirurgia Torácica, Exame, Tratamento, Passo Fundo RSClínica do Pulmão – Pneumologia e Cirurgia Torácica, Exame, Tratamento, Passo Fundo RS

4 cuidados essenciais com o uso do ar-condicionado

voltar

Torna-se praticamente inevitável o uso do ar-condicionado com as altas temperaturas da estação. Fora a secura, a boa conservação desse eletrodoméstico é importante para garantir que uma ou outra dor de cabeça não chegue junto com aquela sensação geladinha. É que, sem limpeza regular, o filtro acumula partículas de poluentes, além de fungos e bactérias, por isso a importância da manutenção do aparelho. Além de proporcionar conforto térmico, o ar-condicionado também pode ser origem de problemas respiratórios e riscos à saúde se não utilizados da forma correta. Confira abaixo os 4 principais cuidados que devemos ter com esse equipamento.

  1. Faça manutenção preventiva regularmente

Como já falamos, é fundamental fazer a higienização do ar-condicionado com frequência. Partículas de sujeira, água, bactérias e fungos ficam aderidos nesses equipamentos, podendo provocar infecções respiratórias, alergias e, em casos mais graves, até pneumonia. Portanto, limpe e troque os filtros, para garantir a boa qualidade do ar do produto e a máxima eficiência de refrigeração. A limpeza do aparelho deve ocorrer pelo menos uma vez por ano, enquanto os filtros devem ser higienizados uma vez por mês.

  1. Evite mudanças bruscas de temperatura

O contraste entre temperaturas mais elevadas e amenas pode ser prejudicial à saúde. O ideal é evitar as mudanças bruscas entre os ambientes. A regulagem da temperatura do aparelho também é muito importante. O ideal é deixar entre 21 e 23 graus. A exposição a temperaturas muito baixas pode provocar problemas como dor de garganta.

  1. Use o umidificador

Se possível, use um umidificador. O aparelho de ar-condicionado possui um efeito colateral muito inconveniente de ressecar o ar. Com isso, a mucosa do nariz também fica ressecada, podendo acarretar problemas respiratórios e alergias, como rinite e asma.

  1. Certifique-se de que o ambiente tem boa ventilação

Como o ar-condicionado deixa o ar seco, é fundamental que ele seja instalado em um ambiente que proporcione a obtenção de ventilação externa, com ar puro e fresco. Quando ninguém estiver no local, é adequado desligar o sistema, para reduzir a circulação de partículas potencialmente prejudiciais e para economizar energia.

Tudo isso vale também para o ar-condicionado do seu veículo. Siga as recomendações acima citadas para manter uma boa saúde. Caso perceber alguma alteração no seu sistema respiratório, busque auxilio do seu médico imediatamente.

Alguma dúvida? Entre em contato conosco.

PRINCIPAIS CONVÊNIOS

Fale Conosco Fale Conosco
Administrador Copyright - Todos os direitos reservados 3GRAUS