Tuberculose - Clínica do Pulmão - Pneumologia e Cirurgia Torácica, Exame, Tratamento, Passo Fundo RSClínica do Pulmão – Pneumologia e Cirurgia Torácica, Exame, Tratamento, Passo Fundo RS

Tuberculose

voltar

A tuberculose (TBC) apesar de antiga, não é passado. Anualmente, apesar de ter tratamento e cura, milhares de pessoas adoecem e morrem deste mal. E o principal motivo é não aceitar que ela existe.

Se você tem tosse seca, perda de peso, mal estar, dores musculares ou calafrios no final do dia, procure um medico de sua confiança pois você pode estar com tuberculose (TBC).

A TBC é uma doença infecciosa e transmissível que afeta 05 pulmões, podendo acometer outros órgãos e sistemas. No Brasil, a doença que estava bem controlada nos anos 80 voltou a ser um sério problema da saúde pública. À cada ano, são notificados aproximadamente 90 mil casos novos no Brasil e ocorrem cerca de 5 mil mortes em decorrência da TBC.

Sintomas

Seu principal sintoma é a tosse geralmente seca ou com pouca secreção., Por isso, recomenda-se que todo paciente sintomático – pessoa com tosse por três semanas ou mais – seja investigado. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre ou calafrios no final do dia, sudorese noturna, falta de apetite, emagrecimento e cansaço sem explicações.

O diagnóstico da tuberculose é realizado com base na analise clinica, associada à exames laboratoriais e de imagem.

 Transmissão

A TBC é uma doença de transmissão aérea – ocorre a partir da inalação de aerossóis. Ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas infectadas lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm a bactéria da TBC.

Calcula-se que, durante um ano um indivíduo que tenha tuberculose ativa pode infectar, em média, de 10 a 15 pessoas, Embora o risco de adoecimento seja maior nos primeiros dois anos, uma vez infectada, a pessoa pode adoecer em qualquer momento de sua vida. Apos 15 dias de tratamento o paciente deixa de ser contaminante para outras pessoas.

Prevenção

A principal maneira de prevenir à tuberculose em crianças é com a vacinação. Outra maneira de prevenir a doença é identificar a “infecção latente de tuberculose”, que acontece quando uma pessoa convive com alguém que tem tuberculose e iniciar um tratamento para prevenir o adoecimento.

Tratamento

A TBC tem cura e 6 tratamento dura seis meses. Logo nas primeiras semanas de tratamento, 6 paciente se sente melhor e, por isso, precisa ser orientado pelo profissional de saúde a realizar o tratamento até o final, independente da melhora dos sintomas. A interrupção pode acarretar uma forma mais o grave da doença e induzir resistência bacteriana.

PRINCIPAIS CONVÊNIOS

Fale Conosco Fale Conosco
Administrador Copyright - Todos os direitos reservados 3GRAUS