Alergias respiratórias: como se proteger durante a primavera? - Clínica do Pulmão - Pneumologia e Cirurgia Torácica, Exame, Tratamento, Passo Fundo RSClínica do Pulmão – Pneumologia e Cirurgia Torácica, Exame, Tratamento, Passo Fundo RS

Alergias respiratórias: como se proteger durante a primavera?

A primavera começou no dia 22 deste mês e com o início desta estação algumas pessoas começam a se preparar para encarar os sintomas de alergias. Além de ser a época do ano com os dias mais longos e com as temperaturas um pouco mais elevadas, a primavera traz consigo o pólen que circula pelo ar e resulta as alergias.

Na primavera há a floração de diversas plantas, o que pode piorar os sintomas de alergia em pessoas sensíveis ao pólen. Ele pode desencadear um processo inflamatório na mucosa respiratória. Os primeiros sintomas costumam ser coceira no nariz, coriza, obstrução nasal e espirros frequentes.

A concentração de ácaros de poeira no ar também ajuda a agravar o problema das alergias. Para evitar incômodos, é recomendável deixar os ambientes bem arejados, evitar locais fechados, o uso de tapetes, carpetes, cortinas e utilizar capas antialérgicas de colchão e travesseiro.

Durante o tratamento, lavar o nariz com soro fisiológico é essencial para pacientes alérgicos. Não é indicado o uso de descongestionante nasal, pois ele provoca apenas um alívio passageiro e não trata a doença.