Câncer de pulmão: doença deve atingir mais de 31 mil pessoas em 2019
voltarDe acordo com o Instituto Nacional do Câncer, em 2019, são estimados quase 19 mil novos casos de câncer nos homens e mais de 12 mil casos em mulheres. Dentre eles estão os de traqueia, brônquio e pulmão. Os principais fatores de risco para esses tipos de tumores são: o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco.
Mesmo os números de prevalência da doença sendo altos, a taxa de mortalidade de 2011 para 2015 diminuiu devido a diminuição do uso do tabaco. A taxa de sobrevida para o câncer de pulmão é de 18%, e apenas 16% dos tumores são diagnosticados em estágio inicial.
Os sintomas mais comuns são: tosse persistente, escarro com sangue, dor no peito, rouquidão e piora da falta de ar. Mas os sintomas não são comuns em estágio inicial e sim em estágios mais avançados.
Os exames usados para diagnóstico inicial desse tipo de câncer são o raio-x do tórax e a tomografia computadorizada. É essencial quando você sentir um sintoma ir ao médico, pois caso tenha alguma doença ela pode ser descoberta em estágio inicial.