Cuidados com a saúde do pulmão - Clínica do Pulmão - Pneumologia e Cirurgia Torácica, Exame, Tratamento, Passo Fundo RSClínica do Pulmão – Pneumologia e Cirurgia Torácica, Exame, Tratamento, Passo Fundo RS

Cuidados com a saúde do pulmão

voltar

Todos sabemos que o tabagismo é fator de risco para diversas doenças, além do câncer de pulmão, que tem relação direta com o fumo. O grande vilão do pulmão é o cigarro, mas a poluição também tem grande influência na doença, pois afeta drasticamente a saúde, especialmente nas grandes cidades.

 

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP), questionou familiares de pessoas que foram a óbito e realizou análise anatomopatológica, avaliou o ofício da pessoa, local de moradia e carga tabágica. O resultado foi que, em média, para cada 2 horas de ar que a gente respira, é como se fumasse um cigarro, só pelo fato de respirar o ar poluído.

Os principais poluidores atmosféricos são os veículos. O contato com avenidas de grande movimento pode acentuar qualquer potencial de dano pulmonar. Em Passo Fundo, o maior tráfego de veículos na Avenida Brasil é durante os horários de pico. Por isso, é importante evitar até mesmo fazer exercícios físicos nesses horários. Claro que a atividade física é uma prática saudável, portanto o conselho é realizá-los em parques ou academias.

O pulmão, como outros órgãos, também é bastante beneficiado pela prática de atividades físicas.  As atividades aeróbicas são as mais indicadas: esteira, caminhada com uma velocidade maior, bicicleta, entre outros. Eles ajudam no condicionamento do pulmão e fazem com que a pessoa utilize toda a amplitude da movimentação respiratória. Outro aspecto importante para ficar atento e manter a saúde do pulmão em dia é a qualidade do ar dentro de casa, especialmente considerando o tabagismo passivo e o uso de fogão a lenha, que elimina no ar substâncias nocivas para o pulmão, evitar fumar ou conviver com fumante. Essas ações são essenciais para garantir a saúde do pulmão.

A obesidade também afeta o pulmão. Ele é feito para a pessoa de um certo peso e quando colocado um peso superior ele não vai crescer, pois está preso na caixa torácica. É comum ver obesos com dificuldades respiratórias e há pessoas que precisam até usar oxigênio por causa da obesidade.

Tabagismo e obesidade provocam juntos um aumento de 30% no risco de câncer. Por essa razão, é recomendado para um pulmão saudável, além de não fumar, manter um peso ideal, controlando a alimentação e realizando exercícios físicos. Os músculos respiratórios têm que estar fortalecidos para ajudar a garantir uma boa respiração. Cuide-se.

Fonte: Instituto Vencer o Câncer

PRINCIPAIS CONVÊNIOS

Fale Conosco Fale Conosco
Administrador Copyright - Todos os direitos reservados 3GRAUS