Dia Mundial do Pulmão - Clínica do Pulmão - Pneumologia e Cirurgia Torácica, Exame, Tratamento, Passo Fundo RSClínica do Pulmão – Pneumologia e Cirurgia Torácica, Exame, Tratamento, Passo Fundo RS

Dia Mundial do Pulmão

Homem branco com máscara e mão do peito - Clínica do Pulmão

No dia 25/09 celebra-se o Dia Mundial do Pulmão (World Lung Day), a data foi estabelecida pelo Fórum Internacional de Sociedades Respiratórias (FIRS), a fim de promover a conscientização sobre o combate e a prevenção das doenças que afetam os pulmões, além de reivindicar o direito a um ar mais puro.

Algumas das doenças e fatos  que a campanha busca clarificar são:

DPOC

• 384 milhões de pessoas sofrem de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e 3 milhões morrem por causa dela todos os anos. Esta é a 3ª causa de morte no mundo.

Tuberculose

• 10 milhões de pessoas são infectadas por tuberculose anualmente e 1,6 milhão chega ao óbito. A TB é a mais letal das doenças infecciosas.

Câncer de Pulmão

• 1,76 milhão de pessoas morrem por ano devido ao câncer de pulmão – o mais mortal das neoplasias.

Asma

• 334 milhões sofrem de asma. Trata-se da doença crônica mais comum na infância: afeta 14% das crianças globalmente.

Pneumonia e infecções

• 4 milhões de indivíduos morrem por ano de infecções do trato respiratório inferior e pneumonia.
  • A cada minuto, cerca de duas crianças com menos de cinco anos de idade morrem por pneumonia.
  • 80% dessas mortes são de crianças com menos de dois anos de idade.
  • A pneumonia é a principal causa de morte em mais jovens e entre os idosos, 99% dos óbitos por doenças respiratórias ocorrem em países de baixa e média renda.

Tabagismo

• O fumo passivo ocasiona aumento de doenças respiratórias. Desde 1964, cerca de 2,5 bilhões de não fumantes morrem por problemas respiratórios causados por exposição indireta à fumaça do tabaco.

Poluição do ar

• 4,2 milhões de pessoas vão a óbito anualmente por exposição à poluição atmosférica externa e 3,8 milhões morrem por exposição à fumaça de fogões à lenha, gás e poeira dentro de casa.
  • 91% da população mundial vive em áreas onde a qualidade do ar é inferior ao limite determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fatos sobre a prevenção de doenças respiratórias

• Felizmente, a maioria das doenças respiratórias é prevenível pela melhoria da qualidade do ar. As fontes mais comuns de poluição são a fumaça do tabaco, a poluição interna e externa, além de micróbios, partículas tóxicas e alérgenos presentes no ambiente.
  • Desencorajar os jovens a começar a fumar e encorajar os fumantes a parar são as principais medidas de prevenção da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
  • Asmáticos que fumam têm declínio mais rápido da função pulmonar em relação aos não fumantes.
  • Evitar a inalação de fumaça do tabaco durante a gravidez, bem como a exposição infantil ao fumo passivo, pode reduzir a gravidade da asma nas crianças.
  • Combater a poluição do ar salva vidas e reduz o risco de muitas doenças.
  • A vacinação é essencial para o controle e eliminação de muitas das doenças respiratórias em crianças.
  • Controlar a qualidade do ar no ambiente de trabalho previne doenças pulmonares ocupacionais.
  • O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são a chave para a cura da tuberculose.
  • O câncer de pulmão é amplamente prevenível por meio de políticas de controle do tabagismo.
  • Reduzir as causas ambientais de câncer de pulmão, como a poluição, exposição ao radônio e ao amianto.

Fonte: https://firsnet.org/index.php/news-and-events/news-article/132-world-lung-day