Estudo mostra o fácil acesso de adolescentes aos cigarros no Brasil
voltarO Instituto Nacional do Câncer divulgou, no mês de novembro do ano passado, um estudo que denuncia a facilidade do acesso de adolescentes aos cigarros, mesmo com a venda proibida para menores de idade.
Existe uma lei que deveria ajudar a manter os jovens longe do cigarro, mas isso não acontece. A venda do cigarro para menores é proibida, mas na prática não acontece. Os jovens conseguem comprar com facilidade em padarias, botequins e bancas de jornais.
O estudo aponta que o acesso fácil pode ter contribuído para reverter uma tendência. A proporção de jovens e adolescentes fumantes no país, que vinha caindo, passou a subir. O estudo levou em conta uma pesquisa feita com estudantes de 13 a 17 anos. E, segundo eles, cerca de nove em cada dez adolescentes fumantes que tentaram comprar cigarros, conseguiram. E entre os que compraram regularmente, cerca de oito conseguiram em cada dez, no comércio formal.
Falta fiscalização e também deixar claro no comércio que cigarro não pode ser vendido para menores de idade. Assim como existem nos comércios cartazes em relação a proibição da venda de bebidas alcoólicas também precisa ser feito para o cigarro.
Fonte: g1.globo.com/jornal-nacional/