A Medicina do Sono é uma área da medicina que estuda as funções do sono, os seus distúrbios e o impacto destes distúrbios na vida dos indivíduos.
Atualmente são descritos mais de 80 distúrbios do sono, divididos nas seguintes categorias de acordo com a 3ª edição da Classificação Internacional de Distúrbios do Sono (ICSD 3):
- A) Transtorno de insônia (dificuldade para iniciar ou manter o sono)
- B) Transtornos respiratórios do sono (roncos e apneia do sono por exemplo)
- C) Transtornos de hipersonolência (excesso de sono durante o dia)
- D) Transtornos do ritmo circadiano (quando há um desbalanço entre o relógio biológico interno e o meio externo – viagens aéreas por exemplo)
- E) Parassonias e Transtornos do despertar (sonambulismo e pesadelos por exemplo)
- F) Transtornos de movimento relacionados ao sono (síndrome de pernas inquietas e bruxismo relacionado ao sono por exemplo)
- G) Outros transtornos do sono
O médico do sono é o profissional que busca entender e difundir a importância do sono para a existência humana, despertando para uma nova mentalidade que inclui a importância de um sono tranquilo e para o tratamento de distúrbios que podem ser fatais para a saúde
Deve possuir especialização em Medicina do Sono junto a Associação Médica Brasileira (AMB), adquirindo conhecimentos e prática nas áreas de neurologia, psiquiatria, pneumologia e otorrinolaringologia relacionados aos diversos distúrbios do sono (incluindo Polissonografia e outros exames do sono), além de aprovação na prova de título de especialista onde são testados os conhecimentos naquelas áreas.
1) Medicine., American Academy of Sleep (2014). International classification of sleep disorders 3rd ed ed. Darien, IL: American Academy of Sleep Medicine