Poluição do ar pode diminuir a expectativa de vida infantil.
voltarUm estudo realizado pela Organização não Governamental State of Global Air (SOGA) mostrou que a expectativa de vida infantil pode ser reduzida em até 20 meses devido a inalação do ar tóxico da atmosfera. Uma das regiões mais afetadas, segundo a organização, é o sul da Ásia.
Na Ásia, a diminuição da expectativa de vida pode chegar a 30 meses enquanto na África Subsaariana o prejuízo pode ser de 24 meses. Esses números altos são em função da poluição causada por carros, pela indústria e pelo “ar sujo” dentro das casas (devido a utilização de combustíveis fósseis para cozinhar e aquecer as casas). Nos países desenvolvidos os números são bem menores, não chegam a cinco meses.
O estudo focou em crianças e mostrou os danos para os pulmões ao longo da vida. Mas os adultos também estão expostos aos riscos do ar poluído. Atualmente, nove das 10 mortes vinculadas à poluição do ar são de pessoas acima dos 50 anos.
Os dados do estudo mostraram também que a poluição do ar é um fator decisório para as mortes registradas em 2017, tornando o problema mais grave que a malária e os acidentes de trânsito.