Principais Doenças Respiratórias - Clínica do Pulmão - Pneumologia e Cirurgia Torácica, Exame, Tratamento, Passo Fundo RSClínica do Pulmão – Pneumologia e Cirurgia Torácica, Exame, Tratamento, Passo Fundo RS

Principais Doenças Respiratórias

Médico mostrando radiografia do pulmão ao paciente - Clínica do Pulmão

As principais patologias do sistema respiratório são muito frequentes e, por vezes, seus sintomas são confundidos.

Confira as características de cada uma:
🩺 Asma: causa o estreitamento dos brônquios , gerando crises de falta de ar e tosse seca. Sua fisiopatologia está ligada a fatores genéticos e ambientais.

🩺 Bronquite Crônica: também é uma inflamação dos brônquios, gera tosse e respiração levemente sibilante. Geralmente, a afecção aparece após cerca de 20 a 30 anos de exposição dos brônquios a fatores irritantes, como o tabaco, poluição do ar, entre outras fontes. Sua ocorrência é mais comum em mulheres do que em homens. Esta patologia pode preceder ou acompanhar o enfisema pulmonar.

🩺 Rinite: inflamação alérgica das vias superiores, gera secreção nasal, coceira e irritação local;

🩺 Sinusite: inflamação da mucosa presente nos seios da face, gera dor de cabeça e congestionamento.

🩺 Enfisema Pulmonar: perda da elasticidade do pulmão e destruição dos alvéolos, causando tosse e falta de ar limitante. Esta é uma doença crônica, na qual ocorre destruição gradativa dos tecidos pulmonares, passando estes a ficarem hiperinsuflados.

🩺 Pneumonia: inflamação aguda dos pulmões causada por vírus ou bactérias, causa febre, tosse e dificuldade para respirar. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).

Todas estas doenças fazem parte de nosso cotidiano clínico.

Cuide da sua saúde e, sempre que necessário, procure atendimento médico.

Sofre com sintomas? Agende seu exame na Clínica do Pulmão:

📲 WhatsApp: https://bit.ly/Clínicadopulmão
☎ (54) 3311-6711 ou (54) 3315-8044.
🌎 https://clinicadopulmao.med.br