Surto de coqueluche
voltarA coqueluche é uma doença infecciosa transmissível aguda que compromete predominantemente o aparelho respiratório, caracterizando-se por típicos acessos de tosse. A transmissão da doença ocorre, principalmente, pelo contato direto, por meio da fala, da tosse e do espirro. A principal medida de prevenção contra coqueluche é a vacinação.
A coqueluche tem apresentado uma incidência de novos surtos em todo mundo nesta última década. O cenário tem deixado especialistas de saúde em alerta sobre possíveis novas formas de enfrentamento, uma vez que a vacina demonstrou não oferecer proteção permanente.
No Brasil, entre 2000 e 2016, foram mais de 38 mil novos casos confirmados da doença. A preocupação de especialistas é que ano a ano, os números não sofrem redução significativa no Estado. Pelo contrário, há registros de grandes saltos.
Adolescentes com a doença costumam, em cerca de 50% dos casos, tossir por pelo menos dez semanas após o início do quadro. Segundo dados do Ministério da saúde, em 2016 foram registrados 1.314 casos da doença no Brasil.