Vacinação: Meningite Bacteriana - Clínica do Pulmão - Pneumologia e Cirurgia Torácica, Exame, Tratamento, Passo Fundo RSClínica do Pulmão – Pneumologia e Cirurgia Torácica, Exame, Tratamento, Passo Fundo RS

Vacinação: Meningite Bacteriana

Braço de mulher recebendp vacina - Clínica do Pulmão

A meningite consiste na inflamação das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal). A doença pode ser causada por vírus ou bactérias, sendo a meningite bacteriana a forma mais grave. A ocorrência de meningite é maior nas crianças, especialmente abaixo de cinco anos de idade, e ocorre mais no sexo masculino, embora qualquer pessoa possa desenvolver a doença.

A transmissão da meningite bacteriana acontece de pessoa para pessoa por meio das vias respiratórias. As bactérias podem também se espalhar através dos alimentos. As meningites virais podem ser disseminadas de diversas formas, por contaminação fecal-oral, tocar em objetos contaminados ou por meio de mosquitos contaminados.
No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica (ou seja, todos os anos ocorrem surtos e epidemias). A principal forma de prevenção da meningite é através da vacinação. Os pais precisam ter uma atenção extra com as crianças e manter seu calendário vacinal em dia.

Na Clínica do Pulmão você pode realizar a vacina da meningite e atualizar a sua carteira de vacinação. A imunização é a melhor forma de prevenção das doenças.