Você conhece os gatilhos da ASMA? - Clínica do Pulmão - Pneumologia e Cirurgia Torácica, Exame, Tratamento, Passo Fundo RSClínica do Pulmão – Pneumologia e Cirurgia Torácica, Exame, Tratamento, Passo Fundo RS

Você conhece os gatilhos da ASMA?

Asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns, juntamente com a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica 1. As principais características dessa doença são dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida.

Os sintomas pioram à noite e nas primeiras horas da manhã ou em resposta à prática de exercícios físicos, à exposição a alergias, à poluição ambiental e a mudanças climáticas.

Alguns gatilhos apenas pioram os sintomas, outros pioram também a inflamação dos brônquios. Os principais gatilhos da asma são:

Ácaros – organismos microscópicos que se alimentam de descamação da pele humana, de pelos de animais e também do mofo. Os ácaros habitam locais onde há acúmulo de poeira;

Fungos –  Casas escuras, úmidas e mal ventiladas são ideais para o crescimento dos fungos;

Pólens – são gatilhos comuns (flores, gramas, árvores) que predominam fora de casa sendo carregados pelo vento. A polinização se dá após uma chuva prolongada, seguida de um clima seco sendo comum na primavera;

Animais de estimação – os pelos de animais podem piorar a asma, mas o grau e a frequência da exposição é que determinarão os sintomas. Além dos pelos, a descamação da pele do animal, a saliva, a urina e outros tipos de excreções podem ser gatilhos da asma;

Fezes de barata – exposição a fezes pode provocar sintomas de asma;

Infecções virais – algumas infecções virais são capazes de causar sintomas de asma ou de piora, e entre eles o vírus da gripe e do resfriado comum. Alguns asmáticos são mais sensíveis do que outros;

Fumaça de cigarro – a fumaça do cigarro é prejudicial aos asmáticos, mesmo se o doente não fumar. Asmáticos filhos de pais fumantes estão sujeitos a piora dos sintomas e da própria gravidade da asma, entre outros.

A asma não tem cura, mas com o tratamento adequado os sintomas podem melhorar e até mesmo desaparecer ao longo do tempo.