Espirometria - Clínica do Pulmão - Pneumologia e Cirurgia Torácica, Exame, Tratamento, Passo Fundo RSClínica do Pulmão – Pneumologia e Cirurgia Torácica, Exame, Tratamento, Passo Fundo RS

Exames Oferecidos

voltar

Espirometria

A Espirometria é o exame que mede os volumes e os fluxos expiratórios e inspiratórios

A Espirometria é o exame utilizado para medir os volumes e os fluxos expiratórios e inspiratórios. Na linguagem popular, a espirometria é conhecida como “exame de sopro”, medindo o ar que entra e sai dos pulmões.

  • Avaliação de falta de ar, chiado e tosse crônica.
  • Diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças respiratórias (asma, enfisema).
  • Detecção precoce de doença em tabagistas sintomáticos acima de 45 anos.
  • Avaliação pré-operatória (risco cirúrgico) de algumas cirurgias torácicas e de grande porte.

A Clínica disponibiliza a realização de exames para funcionários de empresas que necessitem, periodicamente, avaliação da capacidade respiratória, ou com requisito para concursos. A saúde do trabalhador deve ser monitorada naqueles que trabalham em ambientes que apresentem pó, poeiras ou com risco de alterações respiratórias.

Instruções e Orientações:

O exame trata-se de manobras inspiratórias e expiratórias que serão orientadas pelo médico(a) pneumologista. Ele solicitará que os pacientes repitam as manobras pelo menos 3 vezes, afim de conseguir o melhor resultado.

Geralmente, conforme solicitação médica, o exame poderá ser repetido após 15 a 20 minutos do uso de medicação inalatória na forma de spray (pós broncodilatador).

Não há necessidade de jejum para a realização do exame, porém deve-se evitar alimentação excessiva 1 hora antes do exame.

Medicações

  • Salbutamol (Aerolin, Aerogold) e fenoterol (Berotec) devem ser suspensos por 4 horas.
  • Medicações contendo Formoterol (Foraseq, Alenia, Symibicort, Fluir) e Salmeterol (Seretide, Serevent) devem ser suspensos por 12 horas antes dos testes.
  • Tiotrópio (Spiriva Respimat), glicopirrônio (Seebri), umeclidínio (Vanisto), indacaterol (Onbrize), olodaterol (Striverdi) e combinações (Anoro, Ultibro) não devem ser usados 24 horas antes do exame.

Deve-se evitar café e chá nas últimas 6 horas, cigarro deve ser proibido por pelo menos 2 horas antes do exame e álcool não deve ser ingerido nas últimas 4 horas.

O paciente deve repousar de 5 a 10 minutos antes do teste.

Duração aproximada do exame (duas etapas): 40 minutos.

Exames Oferecidos

A Clínica do Pulmão possui modernos equipamentos para diagnósticos precisos de avaliação dos pulmões e alterações cardiorrespiratórias. Além disso, realiza exames para identificar doenças respiratórias manifestadas durante o sono.

ID NOW

SAIBA MAIS

Monitoramento Digital da Apneia do Sono

SAIBA MAIS

Fibrobroncoscopia

SAIBA MAIS

Mediastinoscopia

SAIBA MAIS
Fale Conosco Fale Conosco
Administrador Copyright - Todos os direitos reservados 3GRAUS