Monitoramento Digital da Apneia do Sono - Clínica do Pulmão - Pneumologia e Cirurgia Torácica, Exame, Tratamento, Passo Fundo RSClínica do Pulmão – Pneumologia e Cirurgia Torácica, Exame, Tratamento, Passo Fundo RS

Exames Oferecidos

voltar

Monitoramento Digital da Apneia do Sono

O Monitoramento Digital da Apneia do Sono (MDAS) é um exame que ajuda a diagnosticar a apneia do sono, ele possibilita saber se o paciente pode ter a doença, bem como permite acompanhar o tratamento da mesma. Esse é um exame extremamente simples, acessível e pode ser realizado em casa. Trata-se de um novo conceito? Não, mas amplia o rol de tecnologias tanto para diagnostico quanto para seguimento dos pacientes com apneia do sono.

Como funciona o MDAS? Através da dessaturação intermitente (IDO: Índice de Dessaturação da Oxi-hemoglobina) ou da média da oxigenação durante o sono, podemos avaliar se o paciente pode ou não apresentar apneia do sono, tendo este índice boa correlação com o IAH da polissonografia (medida internacionalmente utilizada). A oximetria noturna já é utilizada em diversos países como instrumento de monitoramento de disturbios respiratórios do sono, e a Clínica do Pulmão incorpora essa ferramenta para auxiliar tanto o diagnóstico quanto para seguimento dos nossos pacientes.
Como é realizado o MDAS? O paciente precisa colocar o sensor no dedo e iniciar o exame no aplicativo Biologix. Ao acordar, o exame fica pronto rapidamente. O resultado completo ficará disponível em até 48 horas.

O MDAS é certificado pela ANVISA, tem validação clínica no Instituto do Coração de São Paulo e já é bastante utilizado pelos profissionais de saúde em outros centros. Como dito, através dele é possível monitorar a saturação de oxigênio durante a noite. Esse exame não substitui a polissonografia, mas ajuda no diagnóstico da apneia do sono. Ele pode ser realizado, e caso seja necessário um maior aprofundamento, realiza-se a polissonografia. Também é utilizado para seguimento em pacientes em uso de dispositivo de avanço mandibular, terapia miofuncional oral e em uso de CPAP.

A apneia obstrutiva do sono é uma doença caracterizada por roncos e pausas respiratórias durante o sono, podendo acarretar no curto prazo sonolência diurna, cansaço, baixa produtividade, alterações de humor e aumento de risco de acidentes, e a longo prazo aumento de doenças metabólicas (diabetes, obesidade) e cardiovasculares (infarto, AVC, insuficiência cardíaca, arritmia), com o aumento da mortalidade relacionada a estas.

Exames Oferecidos

A Clínica do Pulmão possui modernos equipamentos para diagnósticos precisos de avaliação dos pulmões e alterações cardiorrespiratórias. Além disso, realiza exames para identificar doenças respiratórias manifestadas durante o sono.

ID NOW

SAIBA MAIS

Monitoramento Digital da Apneia do Sono

SAIBA MAIS

Fibrobroncoscopia

SAIBA MAIS

Mediastinoscopia

SAIBA MAIS
Fale Conosco Fale Conosco
Administrador Copyright - Todos os direitos reservados 3GRAUS